Quanto tempo para ganhar massa muscular na academia?

Quanto Tempo Leva para Ganhar Massa Muscular na Academia?

Quanto tempo leva para ganhar massa muscular na academia? O aumento de massa muscular magra acontece a partir do momento em que você começar a fazer treino com pesos na academia com certa frequência e abastece seu corpo a partir da sua alimentação, com todos os nutrientes necessários para que ele se recupere e assim possa crescer. Um bom programa de treinamento voltado ao ganho de massa muscular vai exigir com que você vá à academia de três a cinco vezes por semana, fazendo de três a cinco séries de oito a quinze repetições para cada exercício dependendo dos seus objetivos. Com este tipo de treinamento, desde que feito de forma consistente e aliado a uma boa dieta, você terá excelentes ganhos de massa muscular magra. Confira as nossas dicas.

Ganhar massa muscular na academia

Você vai começar a ganhar massa muscular na academia quando começar a treinar com cargas pesadas o suficiente para estimular sua massa muscular. Seus músculos vão responder a este estímulo reparando as fibras musculares danificadas durante o exercício. Para ver os resultados em pouco tempo, o programa de treino que você for seguir terá de ser programado e projetado de forma a sobrecarregar adequadamente seus músculos e promover a construção muscular de forma adequada tanto ao seu corpo quanto as suas capacidades, que é o trabalho feito pelos profissionais que trabalham nas academias. Além disso, à medida que você crescer em tamanho e força, você precisará aumentar a intensidade do seu treino, um conceito conhecido como sobrecarga progressiva.

Quanto tempo leva para ganhar massa?

Quanto tempo leva para ganhar massa muscular na academia é uma pergunta bastante ampla. Se você tem disciplina com seus exercícios e segue uma rotina de treino e dieta que favorecem o ganho muscular, você deve começar a ver os resultados em seu corpo em cerca de seis a oito semanas. Talvez mais tempo seja necessário para ver mudanças mais significativas no tamanho dos seus músculos, porém, como foi dito, tudo depende muito da disciplina que você tem com a rotina de treinos da academia, com sua alimentação e quais são os seus objetivos.

Homens vs. mulheres

Os homens naturalmente levam menos tempo para ganhar massa muscular na academia do que as mulheres, uma vez que o corpo masculino possui mais músculos e também produz uma maior quantidade de testosterona e hormônios de crescimento. Estes são dois fatores fisiológicos que permitem aos homens ganhar massa muscular magra mais rapidamente e mais facilmente. As mulheres também podem ter excelentes ganhos, mas dificilmente rápidos ou tanto quanto seus colegas do sexo masculino, mesmo quando ambos são colocados sob o mesmo programa de treinamento e dieta.

Intensidade e frequência na academia

A frequência e a intensidade com que você treina cada grupo muscular irá afetar significativamente o tempo que leva para você atingir os seus resultados. Se você estiver interessado em ganhar massa muscular o mais rápido possível, procure se concentrar apenas em alguns grupos musculares por dia de treinamento, assim você terá disposição e energia para trabalhar com o máximo de intensidade nestes grupos específicos. Como exemplo, veja uma rotina semanal bastante comum em academias: peito e bíceps nas segundas-feiras, costas e tríceps nas quartas-feiras e pernas e ombros nas sextas-feiras.

Considerações finais

Todo bom treinamento que visa ganho de massa muscular é bastante exigente e às vezes você pode se pegar cansado ou mesmo desanimado para ir à academia. Se em determinado dia você achar que isso irá afetar negativamente a intensidade do seu treino, considere faltar da academia e dar um dia de descanso para seus músculos. Exercícios não são eficazes se não sobrecarregam os músculos de forma adequada. Além disso, pode ser necessário um descanso adicional esporadicamente para garantir que seus músculos tenham tempo suficiente para se repararem entre as sessões de treino. Por fim, lembre-se de que, mesmo frequentando uma academia, ganhar massa muscular é um processo lento. Por isso, seja paciente com seu corpo.

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